sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

compromisso

Era uma vez um rapaz jovem e vívido. Ele conheceu uma moça, ela era muito bonita, alegre e esperançosa.

Os dois se agradavam muito com a companhia um do outro e decidiram, então, que caminhariam juntos por um caminho chamado "Compromisso". Esse caminho era longo e passava por diversas estradas; uma que se chamava "Namoro", outra "Noivado" e outra "Casamento". Eles sabiam, pois foram ensinados, que a recompensa maior seria alegrar grandemente o Dono das terras em que estava esse caminho - um Rei bondoso e justo. E tudo o que deveriam fazer era amar e respeitar um ao outro, cumprindo cada um a sua parte, para fazer da caminhada um momento muito agradável. 

Se agissem assim, fariam do caminho um lugar mais bonito e mostrariam a todos como era maravilhoso o que o Dono daquelas terras havia preparado para eles e para todas as pessoas que decidissem andar por Seus caminhos. 

Eles sabiam também, dos perigos de serem atraídos por malfeitores e zombadores, que tentariam atrapalhá-los com falsas propostas de facilitar a caminhada, pois queriam desviar a atenção das pessoas e esconder a bondade do Dono das terras, para que eles próprios pudessem ser vistos como reis. 

O Rei era muito bondoso e prometeu ao casal que se eles se lembrassem dele em todo o tempo, eles estariam protegidos e seguros para cumprir sua tarefa com alegria. O Rei também era justo e alertou-os de que deveriam pensar bem sobre o que estavam se propondo a fazer, pois, caso desistissem de andar juntos, iriam desonrar Suas terras e, assim, não poderiam mais contar com a ajuda Real. O Rei deixou tudo bem explicado e disse que iriam conseguir, se cuidassem não apenas dos próprios interesses, mas cuidassem um do outro e se importassem com as outras pessoas também.

O jovem casal sabia, então, que quanto mais avançassem, mais difícil seria de sair do caminho antes de chegar ao final sem machucarem um ao outro e, principalmente, desonrar o Rei. Cientes dessas implicações, decidiram que estavam dispostos a seguir este caminho e, antes de começar o passeio, declararam que gostariam de se alegrar grandemente com a honra do Rei, que havia sido tão bondoso permitindo que pudessem andar por essas terras tão bonitas.

Assim que começaram, perceberam que o caminho pavimentado era estreito, o que os obrigava a ficarem bem juntos - e esse era um motivo de grande alegria para aqueles jovens apaixonados! Apesar de bem próximos, o caminho era largo o suficiente para que andassem confortavelmente, o Rei tinha pensado em tudo!

Conforme avançavam, eles observavam grande alegria de alguns camponeses e acenavam cintilantes em retribuição ao apoio dado. Alguns no entanto, eram aqueles zombadores, que diretamente ou com ironias sutis - e até aparentemente agradáveis -, tentavam fazê-los desistir. Quando isso acontecia, os jovens se entreolhavam e sorriam um ao outro, evidenciando o quão felizes estavam.

Mais um pouco e o jovem rapaz se afastou um pouco para o seu lado - disse apenas que a proximidade o estava incomodando um pouco, mas na verdade, ele começou a se orgulhar tanto de ser aplaudido por alguns, que começou, aos poucos, a se esquecer de amar e respeitar a sua companhia e ajudá-la a cumprir o seu papel. A moça, por sua vez, não se importou que ele se afastasse um pouquinho, pois já não se sentia tão segura da decisão de seguir pelo caminho do "Compromisso" - nem tudo o que ela tinha ouvido falar sobre o caminho era verdade, a moça havia sido enganada por alguns dos inimigos do Rei e decidiu aceitar alguns maus conselhos durante sua adolescência, encontrando alguns desses velhos amigos ao longo do passeio ela acenou e sorriu, se esquecendo que isso desonraria o Rei e se esquecendo também de ajudar seu companheiro a cumprir o seu papel. 

Isso fez com que os dois começassem a pisar em algumas pedrinhas à beira do caminho, pois já não estavam mais juntos no centro da estrada. Essas pedras eram bem pequenas, quase não os incomodava. Pensaram "Ah! o Rei não vai se importar, ele é bondoso e se esquecerá disso no final, aliás, ainda estamos juntos." E, mesmo que isso estragava um pouco do caminho criado com muito cuidado pelo Rei, concordaram que não era tão ruim seguir o passeio dessa maneira. 

Mais um pouco e nem mais estavam de mãos dadas. O rapaz se exibia e a moça ria cada vez mais com as brincadeiras dos zombadores e inimigos do Rei. Um não percebia o erro do outro, pois já não se importavam e nem se entreolhavam.

De vez em quando precisavam parar para tirar as pedrinhas dos sapatos. Aquilo machucava bastante, mas eles aprenderam a conviver com isso, embora um culpasse o outro pelos próprios ferimentos. Muita mágoa foi guardada entre os dois.

Os bons camponeses já não os olhava com tanto entusiasmo, mas eles sorriam quando o casal conseguia enganá-los, passando uma imagem de que estava tudo bem em sua jornada.

Os maus camponeses nem se importavam mais com a presença deles.

O Rei se entristecia bastante em saber que eles não usavam a parte bela e plana das estradas que Ele havia preparado.

Logo, eles nem se importavam mais com as pedrinhas e continuavam sua caminhada sem nem mesmo parar para cuidar desses machucados. 

Cada um observava a paisagem do seu próprio jeito agora. Nenhum dos dois se importava em estar junto. Mas nada tinha mudado, eles eram os mesmos egoístas que se conheceram há algum tempo atrás, as mesmas pessoas que desejavam seguir o caminho do "Compromisso" apenas para satisfazer o interesse próprio. O começo da caminhada foi prazeroso, só que algum tempo depois - tarde demais, pois já estavam no meio da estrada - perceberam que esse caminho só deveria ser tomado por aqueles que buscam satisfazer um ao outro.

Com os pés muito machucados e sozinhos - embora estivessem juntos, a ajuda mútua não existia mais - esses jovens não sabiam o que fazer. O sofrimento, a angústia e a dor tomavam conta dos seus corações.

Foi quando se lembraram das palavras do Rei. 

Eles se entreolharam com os olhos cheios de lágrimas. Se arrependeram. Com muita dificuldade, pediram as suas desculpas, humildemente concordaram com suas falhas e decidiram que não esconderiam nada do Rei, e se lembrariam dEle pelo resto dos seus passos. Fizeram um voto de ajudar um ao outro a cumprir suas tarefas, da maneira como o Rei havia explicado.

Perceberam o que tinha acontecido antes: quando tomaram o caminho do "Compromisso" não existia amor. Foram tão apressados em satisfazer suas vontades e suas vaidades, que não esperaram o tempo necessário para tomar as decisões em amor um ao outro.

Viram que se fossem menos egoístas antes e fizessem tudo de acordo com o que o Rei propôs, teriam evitado tanta vergonha e tantos ferimentos.

Mas agora havia uma nova chance, o sol brilhava intensamente mais uma vez! E o Rei estaria esperando em seu Castelo, pronto para se alegrar junto com o casal em um banquete sem fim. Tudo já estava pronto e para que todos fossem felizes, só era necessário que eles se firmassem no propósito de alegrar o Rei conforme Suas Palavras.

E agora tudo estava mais fácil, pois eles não apenas recuperaram a alegria do começo da caminhada, mas se entreolhavam com outro sentimento, mais forte que qualquer outro: o amor. Sentimento que aprenderam com o Rei e que se lembrariam de resolver todos os problemas através dele, se lembrassem do Rei em todos os passos que estavam pela frente.

E eles sabiam de uma coisa, quanto mais amor, menor seriam os problemas, e mais eles poderiam se deleitar juntos com esse novo sentimento. E maior seria a honra prestada em gratidão ao tão bondoso Rei.

Fim.

Saiba mais: Efésios 5


Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
Efésios 5:15-17

sábado, 22 de dezembro de 2012

#fallingplates


fim


O mundo acabou ontem.

Acabou para 35 mil pessoas porque tiveram alguma doença contagiosa.

Acabou para 20 mil crianças com menos de 5 anos.

Acabou para 114 mil bebês que nem chegaram a nascer.

Acabou para 930 mães durante o parto.

Acabou para 5 mil pessoas infectadas por HIV/SIDA.

Acabou para 22 mil pessoas que perderam a luta contra o câncer.

Acabou para 2 mil pessoas com malária.

Acabou para 13 mil pessoas por causa do vício em cigarros.

Acabou para 6 mil pessoas que exageraram no álcool.

Acabou para 3 mil pessoas que decidiram não viver mais.

Acabou para 4 mil pessoas em acidentes viários.

Esses são valores médios de mortes diárias causadas por diversas formas no mundo. Não temos precisão, mas todos os dias o mundo acaba, pra muita gente. Gente igual você, seus pais, seus amigos, seus colegas.

O que aconteceu com elas? Só elas poderiam responder. Mas nem todas entenderam porque viviam.

Você entende por que vive? Se o seu mundo acabar hoje, o que acontecerá depois?

Existe esperança.

Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram.
Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.
Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem.
Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder. 
Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.
O último inimigo a ser destruído é a morte. 
1 Coríntios 15:19-26

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

da necessidade de se fazer planos


Da necessidade de se fazer planos, eu digo que eles devem ser cuidadosamente pensados. (Pv 21:5)

Eu sei que Deus tem tudo preparado. (Mt 6:34) Mas o cristão não deve usar isso como maneira de descanso e descaso para seus projetos. (Pv 13:16)

Devemos, pelo contrário, dar o nosso melhor para acertar o alvo proposto por Ele. (Fp 3:13-14)

Se vamos atirar uma seta, precisamos nos preparar e dependemos de todos os outros fatores externos para que ela atinja o centro do alvo.

A preparação é o cultivo do relacionamento com Deus. E todos os fatores externos são estabelecidos por Deus - imagine isso como sendo o próprio Deus, você depende totalmente deles e uma seta não atinge o seu objetivo se não houver gravidade, energia potencial, massa, etc.

Da necessidade se se fazer planos, eu digo: Tentar acertar o alvo sem apontar cuidadosamente a seta e analisar o vento é como sentar em frente a um prato de comida e esperar que a fome passe.


E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos. 
Efésios 1:9-10

talvez?


Inconsistências, incoerências. Dúvidas, relativismo.

Depende, talvez, pode ser.

Nossa sociedade se tornou um amontoado de gente sem rumo. Dizem estar andando em uma direção, mas, no fundo, todos sabem que estão apenas andando. Indo... Pra algum lugar. E 'ai' de quem afirmar qual é o destino! É dado como louco! Mesmo assim, precisa-se respeitar, aliás a afirmação contrária também é uma afirmação. Está afirmado: É proibido afirmar.

Os meninos não entendem nem mesmo a sua sexualidade, estão em dúvida se foram mesmo feitos para as mulheres ou para colecionar adesivos coloridos.

Um vírus ou uma bactéria, se encontrado em Marte, seria considerado uma forma de vida. Já um bebê, durante a gestação, na Terra, não é.

Promessas de "até que a morte nos separe" já não têm valor de compromisso. Podem ser cumpridas parcialmente, já que não há necessidade de estar junto - pelo menos nas madrugadas afora, não. Antes da morte, já viveram vários momentos separados. Existem dois modos de ver casos assim: ou isso não é estar junto, ou o leito de um casal é formado por mais pessoas. Ah, mas depende, isso não é bem assim. Não é?

No palanque é difícil saber onde falta mais espaço: se é no incinerador com a papelada de sonegação ou se é no cofre com dinheiro aceito por suborno. O suor por baixo do terno italiano fede. Isso vale só para eles, eu posso diminuir a minha casa na hora de mandar a planta para aprovação. A mesma casa, eu posso aumentar para impressionar meus amigos. Esses que te visitam só para desfrutar de alguns bens que não conseguem custear.

Fique linda, compre cosméticos pelo triplo do preço e use menos roupa, sinta-se defraudada pelos olhos que te seguem nas calçadas. Acostume-se com isso, ou nunca terá filhos! Menina, você já é linda, perceba isso antes que tenha um filho sem ter um pai para te ajudar a criá-lo.

Trate manobristas, porteiros, recepcionistas e faxineiros com extrema estupidez. Use muitos palavrões. Aliás, ele é homem igual você, que só entende a linguagem da ignorância.

Em tudo isso, tenha uma opinião formada. Como fonte de informação, vale qualquer coisa, menos o Livro da capa preta. Ele deve ser visto como fantasia.

Tenha sua opinião. Alimente sua mente da maneira que quiser: você é o melhor, as pessoas são idiotas, velhos só servem para atrapalhar, cristãos são imbecis, etc. Se ocupe com esses pensamentos e conseguirá esquecer que um dia os dias vão acabar. Esqueça a lógica e o pensamento coerente, tudo depende, desde que você saia ganhando.

Se afogue na sua opinião. Aliás, você deve apenas andar, no final, todos os caminhos estão certos. Certo? (Se for seguir isso à risca, a resposta correta aqui é "não sei").

Só que natureza não é relativa. Todas as maçãs que você jogar para o alto, vão cair. Isso acontecia na época dos dinossauros e acontece hoje. O Criador fez assim. Ele é absoluto. Deus faz conhecida a Sua retidão. Observe. E, dessa vez, ao invés de ficar em dúvida, prove. Quando o sol se por de uma vez por todas, não haverá chance de modificar o que está decretado por Ele. Essa é uma decisão na qual você não pode dizer "eu não sei" - tem o mesmo valor de dizer não. Ele te oferece salvação e refúgio quando os dias acabarem e vier o desconhecido. E aí, sim ou não? Pense nisso. Tema a isso. Se você já disse sim uma vez, lembre-se do seu temor ao fazer as decisões do dia a dia.


O Senhor é exaltado, pois habita no alto; ele encherá Sião de retidão e justiça. Ele será o firme fundamento nos tempos a que você pertence, uma grande riqueza de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do Senhor é a chave desse tesouro.
Isaías 33:5-6


Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles";
antes que se escureçam o sol e a luz, a lua e as estrelas, e as nuvens voltem depois da chuva;
quando os guardas da casa tremerem e os homens fortes caminharem encurvados, e pararem os moedores por serem poucos, e aqueles que olham pelas janelas enxergarem embaçado;
quando as portas da rua forem fechadas e diminuir o som da moagem; quando o barulho das aves o fizer despertar, mas o som de todas as canções lhe parecer fraco;
quando você tiver medo de altura, e dos perigos das ruas; quando florir a amendoeira, o gafanhoto for um peso e o desejo já não se despertar. Então o homem se vai para o seu lar eterno, e os pranteadores já vagueiam pelas ruas.
Sim, lembre-se dele, antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte, a roda se quebre junto ao poço,
o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu. 
Eclesiastes 12:1-7

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

extra, extra, o mundo vai acabar!


Eu acredito que o mundo vai acabar. Um dia vai. Mas eu não estou preocupado com isso. E não é porque alguma organização de pessoas bem formadas e muito bem desenvolvidas intelectualmente me acalmaram. O conhecimento desses doutores espaciais é, sem dúvida, ilustre. Mas, ao observar as galáxias, acredito que eles devam ficar tão perplexos e maravilhados quanto eu. Se não ficam mais, é porque em algum ponto se tornaram frios e patéticos.

É tão maravilhoso que chega a ser assustador - de fato, enquanto você lê esse texto, é possível que milhões de planetas estejam em rota de colisão com a nossa pequena terra -, amanhã ou depois pode ser que tudo isso acabe! Sem mesmo que os sábios doutores possam saber. Ainda assim estou tranquilo. Bastante tranquilo.

E não é porque não dou valor à vida. Amo viver. E ainda tem tantas coisas que eu quero fazer. Tantos olhares para trocar conversas, tantos gestos para aprender, tantos ouvidos para tocar músicas, tantas sorrisos para surpreender, tantos pés para lavar, tantas carícias para experimentar... tantas suspiros para recuperar o fôlego.

Enquanto tudo isso acontece, me perco num universo de graça, que nos foi dado de graça. Sem saber quando tudo isso acaba, eu espero ansiosamente pelo momento que vou poder experimentar tanto amor sem me preocupar com tanta preocupação dos noticiários.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

das vantagens de servir

Por troca de um bom salário, vende-se a liberdade. Imerso em uma cultura individualista, a frustração é quase sempre certa; já é vista como um incômodo banal. O desejo pelo inútil é o que o move: mais metais, mais pedras, mais madeiras, mais líquidos, mais matéria... menos imaginação, menos emoção, menos intelecto, menos humano... Corre atrás de um sonho ao mesmo ideal e irreal - em algum lugar, escondido atrás das suas mentiras, ele sabe disso. Melhor seria contentar-se com o que se pode ver, pois isso seria também estar contente em sentimento. Diferente do sonho enganoso, esse é um sentimento tão real que parece que pode-se tocar. Deseja tanto a liberdade, mas algema-se ao medo. Dorme com dores. Acorda com preocupações. Quanto mais faz, mais tolices acontecem e o proveito é perdido nos 'tiques' do relógio. Nunca encontrará a tal da liberdade escondida em pedaços de papel com números impressos, por maior que seja a soma deles. Quem é que sabe o que é liberdade, então? Ninguém, senão aquele que disse: "Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo." Das vantagens de servi-lo, uma delas é ser livre para viver sem medo do futuro.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

pleno bem-estar


Projetos grandiosos se tornam rotina, experiências incríveis se findam e as emoções mais intensas se esvanecem. Assim é a vida: 'um dia estamos no topo do mundo, no outro ele está passando por cima de nós'. A solução? Se você é músico, volte a tocar os acordes mais simples. Se é bailarino, ensaie devagar os primeiros passos. Se é artista, trace novamente as linhas finas de construção. Se é escritor, volte aos versos simples de rimas conhecidas. Devagar, deixe encher-se novamente por todas as cores. Devagar, assim, a própria vida faz o trabalho de se conduzir. Não se desespere nem tenha pressa, apenas não caia na desistência. Lembre-se que, na verdade, para nenhum de nós existe o topo do mundo e ele também não nos atropela; existem as nossas vidas e todos estamos juntos na mesma galáxia trocando experiências e sorrisos.

Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. 
Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:
Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.
Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança.
Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão; por mais que os procure, não serão encontrados.
Mas os humildes receberão a terra por herança e desfrutarão pleno bem-estar.
Salmos 37:3-11

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

o sorriso mais bonito


Já fui o melhor, o mais bonito e o mais esperto entre os homens. Não, nunca me elegeram nada disso e nem apareci em capas de revistas. Mas que eu era tudo isso, ah, eu era... E ninguém poderia falar o contrário, senão eu iria convencê-lo que isso era verdade - pelo menos discordar de mim não poderia, já que eu iria crescer cada vez mais até que não houvesse outra opinião senão a mais correta: a minha, claro. Essa tática funcionava para que eu pudesse reafirmar para mim mesmo: eu sou o bom. Algumas pessoas, ainda assim, pareciam não perceber ou não concordar com isso e se afastavam, e isso me derrubava. Para eu ser o melhor, só a minha afirmação já não bastava mais, eu dependia delas. Quando olhei em volta, já não havia mais pessoas felizes, só alguns que foram tão oprimidos pelo meu convencimento que se tornaram marionetes - seus sorrisos não eram reais, estavam apenas pintados nos seus rostos. Mais a frente estavam pessoas realmente boas e legais, embora elas não afirmassem isso, e ainda assim eram rodeadas por sorrisos verdadeiros. Estranhamente essas pessoas reconheciam falhas próprias e isso atraía sorrisos verdadeiros nos seus grupos. Cansei de tentar ser o melhor me enganando e me frustrando, desamarrei as minhas marionetes e parei de mentir para mim mesmo; eu nunca fui o melhor. Passei a me machucar, pois não fazia parte do grupo sorridente - e nem queria, já que eles não eram os melhores.

Até que um dia conheci alguém que superava a todos. Em tudo; ele era sábio, gentil e poderoso. As pessoas realmente se achegavam a ele, sorrindo como nunca sorriram antes! A alegria em volta dele era contagiante. Era notável: ele era o melhor. Ele nunca precisou oprimir para convencer alguém que é o melhor, ele simplesmente é. Ao contrário dos outros, ele não tem falhas para reconhecer. Todos os seus passos foram certeiros. Os que estavam em volta, aqueles sorridentes que tinham falhas, estavam ali por vontade própria, reconheciam que ele é o melhor e gostavam de ficar ali, porque ele nunca julgara aqueles que, diferente dele, tinham falhas. Todos que se achegavam eram aceitos por ele, parece que quanto maior a quantidade de defeitos em alguém, maior é o favor oferecido por ele. 

Tomei coragem e também me apresentei a ele, contei todos os meus erros; inclusive aquele de querer ser melhor do que ele. A reação foi incrível! Ele me abraçou e disse que já sabia de tudo isso. Eu chorava. E realmente ele sabia, pois me contou a minha própria história, e acrescentou alguns trechos, mostrando como cada vez que eu crescia e sofria com a rejeição das pessoas, ele sofria mais do que eu - ele sempre quis, desesperadamente, que eu reconhecesse que eu não era o melhor, para que eu pudesse sorrir de verdade. Ele sofria porque eu o ignorava, mas também sofria pelo meu sofrimento. Só eu poderia reconhecer isso e, quando o fiz, ele não me repreendeu, ele me abraçou, enxugou aquelas lágrimas e sorriu - o sorriso mais belo que eu já vi. Logo depois, ele disse que estava muito feliz por eu estar com ele. Disse que eu teria todo o necessário agora e estava seguro, eu não precisava ser o melhor para falar com ele quando eu quisesse.

Eu, então, me tornei um dos sorridentes - desses que atraem a curiosidade dos outros e apontam para aquele que é o dono do sorriso mais bonito. Embora eu ainda carregue algumas falhas, quando eu olho para o centro desse grupo de sorridentes, eu vejo alguém que serve como modelo, que mesmo sem nenhuma dessas falhas sorri pra mim e diz: "Continua tentando, meu rapaz, eu estou te ajudando a corrigir tudo isso."

Passei a ser tratado como alguém muito importante. Embora eu tenha descoberto que não sou o melhor, nem o mais bonito e nem o mais esperto, conheci alguém que me trata como seu eu fosse - não para me bajular, porque ele é bem maior que eu, mas porque para ele eu sou muito importante. E agora eu diminuo; eu ouço o que ele diz. E ele cresce, não por opressão aos outros, mas porque nós ficamos maravilhados com sua perfeição e bondade. Aprendi que quanto menor eu for, maior será o meu sorriso.

Portanto, seu algum dia me vir por aí sorrindo, não é porque eu sou o melhor, é porque ele é.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Salmo 119

Ao estudar a Bíblia, tentamos enquadrá-la ao nosso contexto de vida ou queremos nos enquadrar à ela?

Uma pergunta aparentemente simples e de resposta pronta entre os crentes, mas no fundo do nosso coração a resposta pode ser surpreendente. Gostaria de incentivá-lo a ler o Salmo 119.

Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei. 
Salmos 119:18

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

integridade missional (não recomendado para crentes café com leite)



Tentamos encontrar tantas desculpas e tantos sentidos para a nossa vida que não tenha Jesus como principal. Seja por vergonha dele ou por querermos saciar alguns dos desejos malignos do nosso coração, o fato é que às vezes não queremos nos identificar como cristãos. Temos vergonha daquele que morreu por nós e sofreu humilhações por nós – chegou a beber vinagre pra que a gente possa beber da graça de Deus. Inventamos desculpas das mais absurdas! Falamos que as pessoas se afastariam de nós se falássemos que somos servos de Jesus e isso acabaria com a oportunidade de evangelização. Que argumento falacioso! As pessoas se afastam, na verdade, por mentiras e pela falta de uma vida íntegra - se alguém trai a própria comunidade de fé pelas costas, quanto mais aos colegas de trabalho e faculdade -, e o que a gente não quer, na verdade, é testemunhar daquele que foi crucificado e envergonhado diante da população – o que seria evangelização senão expor a cruz?

Essa é a nossa sujeira. Se a nossa vida é como um copo de vidro, ele não é transparente. Nós ofuscamos a glória e a graça de Deus. Nós escondemos seu amor atrás das cortinas para dar espaço no palco para os nossos próprios ídolos – como se eles fossem melhores, como se do meu jeito as coisas serão mais agradáveis a todos, como se eu pudesse amparar melhor do que Jesus, como se eu pudesse salvar alguém por minhas próprias forças...

“Pregue o evangelho o tempo todo, se necessário, use palavras.” Conveniente, não? Vou viver de aparências e esperar que as pessoas consigam tirar uma gota de água de mim enquanto eu tenho uma fonte inacabável para oferecê-las!?

Leitura: 2 Coríntios 4
Você também pode gostar de: Desde Sempre (Ariovaldo Jr)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

lifetime

A cosmovisão cristã é tão rica e cheia de detalhes, que, se foi inventada por alguém, esse alguém só pode ser o próprio Deus. Entendê-la requer nada menos do que uma vida inteira e tudo o que isso traz pelo caminho; crescimento, alegrias, trabalho, decepções, casamento, filhos, momentos de dor, momentos alegres, morte, etc. E é por isso que um cristão verdadeiro está em constante aprendizado e constantemente entregando sua própria vida por quem é o Autor da Vida.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

você não precisa ser o que não precisa



Você desprezou o amor e tudo o que ele já te deu
E deu muito mais valor
A todas as outras coisas
Você correu como um tolo atrás do que os olhos veem
E procurou o mundo afora
Coisas que você já tem

E ele te deu as mais loucas pra confundir as mais sábias
E te deixou as mais fracas pra te livrar da tua força
E ele escolheu bem as que não são pra te lembrar que você não é
E que não precisa ser
O que não precisa

(O que não precisa, Resgate)


Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.

Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. 

1 Coríntios 1:25-27


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

o melhor Pai de todos e o menino perdido


Chego humilhado, com o coração apertado. Me ajoelho e reconheço que não sou ninguém sozinho.
Ele me consola, enxuga minhas lágrimas e me faz feliz.
Saio correndo, me divertindo e quero que todas as outras crianças o conheçam também!
Estou tão feliz que notam no meu sorriso essa alegria misteriosa.
E será que eu noto suas necessidades? Às vezes eu apenas fico feliz comigo mesmo, olhando pra dentro de mim mesmo...
Entro em brincadeiras tão rasas e tão rápidas e com tanta vontade própria que as outras crianças nem se divertem tanto quanto eu e nem entendem que o motivo do meu sorriso é Ele.
Até que chega um dia e uma delas me confronta, diz que não quer mais brincar comigo, porque eu só sei dizer o quanto sou feliz e quanto ela é miserável, mas nunca apontei o motivo.
Tenho vergonha do meu Pai!
Isso me machuca, fico triste por ser rejeitado e não tenho com quem brincar.
Volto para Ele. O processo de humilhação se repete.

Será que estou no caminho que Ele quer? Preciso ter a inocência de uma criança, mas preciso também deixar de falar e pensar como uma criança. Preciso conhecê-lo melhor para fazê-lo conhecido. Preciso parar de se preocupar comigo, porque eu já tenho tudo que preciso.

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. 
1 Coríntios 13:11-13

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

seja criança



Como ensinar sobre maturidade se confundimos isso com malícia? Se nem todos se divertem com o puro e simples; somos "adultos". E ainda tentamos passar as crianças pelo mesmo funil, quando nós que deveríamos voltar a se satisfazer com a inocência. Deixaríamos de lado as máscaras e as mentiras e a vida teria um melhor equilíbrio entre trabalho e lazer, responsabilidades e risadas, preto e branco, chuva e sol.

Naquele momento os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram: — Quem é o mais importante no Reino do Céu? Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança.
Mateus 18:1-4 (NTLH)

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

seu melhor voto é a oração pelo país


Parece que no país inteiro nossos governantes são como chuva incessante em nossas cabeças. É difícil não desanimar da política quando não se enxerga saída em nenhum candidato e em nenhum partido (se é que no meio de tantos existe algum que faz jus ao significado da palavra).

Oremos. E que Deus nos abençoe.

O Deus de Israel falou, a Rocha de Israel me disse: ‘Quem governa o povo com justiça, quem o governa com o temor de Deus, é como a luz da manhã ao nascer do sol, numa manhã sem nuvens. É como a claridade depois da chuva, que faz crescer as plantas da terra’.
2 Samuel 23:3-4

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

:D


Não é a força do cavalo que lhe dá satisfação, nem é a agilidade do homem que lhe agrada;
o Senhor se agrada dos que o temem, dos que colocam a esperança no seu amor leal. 
Salmos 147:10-11

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

as grandes discórdias

Das muitas coisas que devemos depositar aos pés da cruz e tirar das nossas vidas, Jesus nos convida a deixar os momentos de raiva. Relacionamentos envolvem disparidades - não quero entrar no mérito dos 'porquês' elas acontecem ou do ego e do orgulho, cada um sabe por quais momentos passou e o que se passa dentro da própria cabeça.

Sabe aquele trabalho em equipe na faculdade ou na escola? Aquele projeto que envolve várias pessoas de várias da empresa? Aquele evento da igreja que depende de muitos departamentos? A escolha do novo bichinho de estimação da família? Aquele jogo de futebol entre amigos que é "só pra brincar, não está valendo nada"?

As situações são muitas, com certeza já tivemos a experiência de ver que nem sempre os amigos são amigáveis, nem sempre os colegas são companheiros, nem sempre os trabalhadores trabalham e às vezes os chefes são sempre mandões. Já aprendemos que nem sempre uma promessa feita é uma promessa cumprida, que nem sempre alguém que se chame de pai vai agir como um e mesmo que alguém responda "sim" no altar, pode ser que responda "não" ao casamento.

E a nossa tendência é se revoltar, devolver os maus tratos recebidos, revidar com a mesma intensidade, responder com aspereza. A lista em nosso livro negro vai crescendo e nossos rancores vão sendo guardados. E guardamos numa gaveta os erros de todos contra nós.

Deus quer essa lista. Ele quer que a gente deposite isso aos pés da cruz e esqueça. Perdoe. Mesmo quando quem errou não foi você e mesmo sem um pedido de perdão. 

Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.
Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo.
1 Coríntios 13:5-6

Não é fácil.

"Mas olha o o que ele me fez!", nós batemos o pé em lágrimas e apontamos para onde está doendo.

"Olha o que eu fiz por você.", e Jesus aponta para a cruz.

Perdoem como o Senhor lhes perdoou. 
Colossenses 3:13

terça-feira, 18 de setembro de 2012

a quem você está machucando?

O seu vício pode ser o dissabor de alguém que te ama.

De quem são os ais? De quem as tristezas? E as brigas, de quem são? E os ferimentos desnecessários? 
Provérbios 23:29

Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia. 
1 João 3:13

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

por que eu peco de novo, e de novo?

Você pecou? Pecou de novo? Mais uma vez? E agora você lembrou da morte de Cristo e se acha indigno de receber o perdão do seu sangue e não aguenta mais os erros recorrentes? Parece que cada vez você  peca, crucifica Cristo de novo? Você coloca sua salvação em dúvida, sua cabeça se enche de ideias de como "Ele não pode ter morrido por alguém que continua pecando", "se eu me arrependi, por que eu insisto em cair?".

O preço já foi pago de uma vez por todas, integralmente. Quando estamos tomados pelo sentimento de culpa,  somos pecadores, mas quando não estamos tomados por esse sentimento, somos pecadores da mesma forma. Portanto, fuja desses pensamentos e corra sorrindo para abraçar a Cristo. Não tenha vergonha, não se esconda dele. Ele não vai sofrer novamente a morte na cruz cada vez que nós pecamos.

Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo. 
Hebreus 9:26

Mas, se ele morreu de uma vez por todas, por que continuamos pecando?

No entanto, embora a obra de Cristo está consumada para o pecador, ainda não está consumada no pecador. 
(Donald G. Bloesch)

Busque o Senhor, confie na libertação dele, acredite nele e não esconda os seus erros, sempre confesse os seus pecados. E ele, que começou a boa obra em você, é fiel pra terminá-la.

felizes aqueles que doam

Hoje em dia, o "doar" sempre está relacionado ao dinheiro. Mas, na verdade, é muito mais do que isso.
Que o Senhor use a minha vida para abençoar pessoas!

GIVE from Sevenly on Vimeo.

Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez.
Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
Mateus 6:3-4 (NTLH)

terça-feira, 4 de setembro de 2012

avivamento

Muitos de vocês têm medo do Espírito santo! 

Vocês não sabem o que fazer com Ele, então a Trindade passa a ser o Pai, o Filho e a Bíblia Santa. Vocês são tão reacionários ao pentecostalismo que acabam não tendo uma teologia resoluta do Espírito Santo. 

O Espírito Santo chama as pessoas para o ministério. Ele também confere poder às pessoas no ministério. Vocês não têm que ser carismáticos, mas deveriam ser um pouquinho mais; o suficiente para poder adorar a Deus com algo a mais do que com toda a sua mente. Aqui [na Austrália] a palavra “carismático” significa prosperidade, excesso, bizarro. Em Londres, significa que você não é um liberal. Não fique preso a toda essa terminologia. Você ama o Espírito Santo? Jesus diz que o Espírito Santo é um “Ele” e não um “isso”. O ministério não pode ser exercido sem o Espírito santo. Acredito que isso está conduzindo, em parte, à falta de empreendedorismo e inovação, porque se já não foi feito ou escrito vocês suspeitam daquilo.
Pr. Mark Driscoll, apresentando alguns obstáculos do evangelismo eficaz.



Ser conhecido como pentecostal no Brasil é ser conhecido como espalhafatoso, fazer excessos e gritaria. Talvez, por medo de ser conhecido dessa forma, muitos cristãos tem medo do avivamento, de se emocionar com o Espírito Santo. Não estou defendendo e nem incentivando pessoas a caírem no chão e gritarem em 'línguas' incompreensíveis, e sim querendo incentivar as pessoas a não se privarem do agir de Deus em seus corações. 

Um ponto de equilíbrio entre o que é do Espírito Santo e o que é excesso deve ser buscado, sem corrupção, sem deturpação e sem depravação; cada um que tenha seu coração sondado por Deus nesse aspecto, não cabe a nós fazermos o julgamento. E é nesse ponto de equilíbrio que encontraremos a coragem pra evangelizar e ainda assim não seremos conhecidos por excessos e gritarias desnecessárias, pelo contrário, é nesse ponto de equilíbrio que daremos alegria aos que choram, seremos sutis para conseguir cuidar de corações quebrantados, seremos enérgicos ao anunciar liberdade aos que estão presos, firmes ao anunciar a justiça de Deus, felizes para proclamar a Sua bondade e, assim, manifestaremos a glória do Senhor.

O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

Isaías 61:1-3

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

o amor e o medo


"Você precisa ir à diretoria agora, estão te chamando lá", a voz firme do professor ressoa nos ouvidos do aluno como um trovão. Traz à mente muitos medos e os próximos pensamentos são "por que eu?", "o que será que eu fiz?" e a mente começa a tentar lembrar de todos os erros que poderiam causar um castigo ou uma advertência do diretor.

O susto é tão grande, que demora um pouco pra se levantar, limpar a garganta e começar a caminhada até o final do corredor.

Às vezes nos sentimos assim diante de Deus. Temos medo da condenação, medo de não sermos aprovados por Sua santidade. Mas talvez se eu for mais à igreja, for mais gentil com os velhinhos, beber menos, não ficar com tantas garotas nas festas, não colar na escola, não estacionar em lugar proibido... Ah! talvez assim Deus vai amenizar o Seu castigo!

Nos esquecemos que nada disso vai nos fazer melhor diante dEle. Deus não vai chamar os anjos e dizer "Uau! Olha isso que ele fez, eu amava esse garoto, mas nunca imaginei que ele se comportaria tão bem!" ou "De novo, não! Eu não aguento mais os erros desse garoto, se eu soubesse que ele era assim não teria chamado ele."

O Amor dEle é inabalável e imutável, independente de nossas falhas ou de nossos esforços para tê-lo.

Não adianta tentar esconder o passado, Ele conhece nossos dias do primeiro ao último, e mesmo assim nos diz "você é meu." 

O dia que formos chamados à sala do Diretor, não precisaremos ter medo, pois vamos ser vistos como Jesus. Nós, pecadores, vamos ser encontrados sem dívidas e sem pecados, porque fomos comprados e lavados pelo sangue de Jesus! Existe alguma coisa mais impressionante do que ser como ele? Jesus teria medo desse julgamento? Claro que não. Já diz o ditado que quem não deve, não teme. 

Não tenha medo. Não existe nada que possamos ou precisamos fazer além de aceitar a obra de Jesus em nossas vidas. Todos os erros do passado e todos erros que ainda virão não fazem Deus mudar de ideia.

Se você ainda tem motivos pra sentir esse medo e acha que Deus não é bom o suficiente pra te perdoar, saiba que isso não é verdade. Creia em Jesus e ele vai apagar todos os registros dos seus pecados diante do justo Deus.



"Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.

Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.

No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor." 

1 João 4:15-18

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

o amor e a condenação

Abandone Jesus - ele continuará te amando. Pergunte aos discípulos.

Negue a Jesus - ele continuará te amando. Pergunte a Pedro.

Duvide de Jesus - ele continuará te amando. Pergunte a Tomé.

Em nenhuma dessas vezes, Jesus acusou algum deles.

Não deixe que você mesmo ou outras pessoas te julguem culpado, separado ou indigno do Amor de Deus. O Amor dEle é inabalável e imutável através da obra feita por Jesus Cristo. Você só precisa acreditar.



"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más."

João 3:16-19

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

cores


Como é seu coração: cheio de cores vibrantes ou monocromático?

Amigos, quando provações e desafios aparecem por todos os lados, encare isso como um presente especial. Vocês sabem que em tempos difíceis, sua vida de fé é exposta, e mostra suas verdadeiras cores. Então não desistam facilmente. Deixe que a obra em suas vidas seja feita, para que vocês se tornem maduros e bem experientes, sem defeitos em qualquer coisa.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

vamos de novo

Todos os dias grandes eventos acontecem! Quando você acorda, milhões, bilhões de seres vão junto contigo pra mais um dia. A graça e a criatividade do Criador são muito maiores do que qualquer palavra que eu escolher pra tentar descrever, ou do que qualquer sentimento de alegria que eu posso ter ao ver o sol nascendo novamente.

Foto: Taneio Ishy
É possível que Deus todas as manhãs diga ao sol: “Vamos de novo”; e todas as noites à lua: “Vamos de novo”. Talvez não seja uma necessidade automática que torna todas as margaridas iguais; pode ser que Deus crie todas as margaridas separadamente, mas nunca se canse de criá-las. Pode ser que ele tenha um eterno apetite de criança; pois nós pecamos e ficamos velhos, e nosso Pai é mais jovem do que nós. A repetição na natureza pode não ser mera recorrência; pode ser um bis teatral.

(Chesterton)

sábado, 18 de agosto de 2012

para meninos


Meu filho, 

dê atenção à minha sabedoria, incline os ouvidos para perceber o meu discernimento. Assim você manterá o bom senso, e os seus lábios guardarão o conhecimento. 

Pois os lábios da mulher imoral destilam mel; sua voz é mais suave que o azeite, mas no final é amarga como fel, afiada como uma espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte; os seus passos conduzem diretamente para a sepultura. 

Ela nem percebe que anda por caminhos tortuosos, e não enxerga a vereda da vida. Agora, então, meu filho, ouça-me; não se desvie das minhas palavras. Fique longe dessa mulher; não se aproxime da porta de sua casa.


Provérbios 5:1-8


Como pode o jovem manter pura a sua conduta? 

Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. 

Salmos 119:9-11

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor. 

2 Timóteo 2:22


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

hoje não


Metrópole. Noite. Shopping. Praça de alimentação. Grande. Lotada. Eu estava sentado, comendo com uma colega de trabalho depois do expediente. Conversa cotidiana. Nada diferente do esperado.

Por que eu lembraria de um dia como esses tempos depois? Se tudo tivesse terminado sem nada diferente do esperado provavelmente não lembraria mesmo. Mas em menos de um minuto deixei escapar uma oportunidade que vou me arrepender por muitos anos.

Fui abordado com um simples "Dá licença? Eu acabei de chegar na cidade, a viagem foi longa, as crianças estão com fome, você poderia comprar alguma coisa pra gente?" 

Parêntese. Geralmente esse tipo de pedido vem de pessoas que não querem ajuda, preferem a "liberdade" das ruas, das drogas, da prostituição, etc. Eles sabem onde procurar ajuda, mas não querem, e acabam tendo como opção pedir esmola pra sustentar seus vícios. Nesses casos, eu recuso dar dinheiro. É difícil não generalizar, esse é o desafio. Fecha parêntese.

Talvez pelo costume, talvez por medo de gastar muito dinheiro, já que as comidas por ali, em geral, eram caras, talvez por achar que estava sendo enganado, talvez pela abordagem ter sido bastante inesperada, talvez por não ter visto criança nenhuma ou, provavelmente, por um pouco de cada um desses motivos, minha resposta foi "Desculpa, eu não tenho."

Logo que respondi, olhei um pouco mais à frente e no meio de tantas pessoas bem vestidas, perfumadas, com tênis da moda e relógios brilhantes, tinha uma mãe com o cabelo bagunçado, roupas velhas e algumas grandes sacolas no chão. Ela segurava um bebê nos braços e estava em pé entre um casal de crianças sorridentes, brincando entre as pernas da mãe sem perceber a situação que estavam. As crianças estavam sujas e felizes. Duas diferenças muito marcantes se comparado com as pessoas limpas e angustiadas que andavam pelo salão.

Tudo indicava que todos meus medos e preconceitos estavam todos errados e eu tomei uma péssima decisão. Talvez se eu tivesse escolhido uma das opções menos caras do lugar eu conseguisse pagar uma janta sem comprometer meu orçamento, talvez arrumar uma mesa pra família e oferecer conversa além da comida não me atrapalharia em nada, talvez querer entender melhor a história antes de recusar ajuda seria mais sábio. Talvez não, com certeza!

O lugar e a situação eram inusitadas, mas eu esqueci que "Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias" (1 Coríntios 1:27). Percebi que eu tinha acabado de recusar a ajudar o próprio Jesus! "Porque tive fome, e não me destes de comer" (Mateus 25:42)

Pouco depois, antes que eu pudesse voltar atrás com minha decisão, eu vi essas pessoas serem ajudadas. Talvez sem o cuidado com o que eu pudesse ter feito, talvez sem a atenção com que eu pudesse fazer. Mas eu não fiz nada, então foi bem melhor do que eu. 

Naquele dia eu não fiz nada. Hoje, e nas próximas oportunidades, preciso aprender a dizer "hoje sim, eu posso ajudar, não tenho muito, mas o que eu tenho já é suficiente pra dividir."

Meu tempo, meus recursos, meu sorriso, nada disso precisa ser guardado pra depois. O que eu tenho hoje é pra ser usado hoje.

Se você não estiver dando ao mundo o melhor de si, para qual mundo você está se guardando?
Martin Luther King Jr.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

carne e osso

Salmos 139:13-16

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião;


quinta-feira, 26 de julho de 2012

tudo o que eu quero é você


Nós prometemos muito. Pra ganhar o amor fazemos muitas promessas, que às vezes vão até além do que podemos cumprir. Em momentos que estamos enebriados pelo amor, exageramos em nossos votos e misturamos coisas materiais com os sentimentos, coisas que nem são importantes para o amor verdadeiro. 

Esquecemos que o verdadeiro amor não depende disso, o verdadeiro amor não precisa ser ganhado, o verdadeiro amor existe pela aceitação recíproca, sem necessidade de maiores esforços de ambos os lados.

Por que continuamos querendo ganhar o coração de Deus enquanto tudo o que Ele está dizendo pra nós é "Eu só quero você, nada mais"?

quinta-feira, 12 de julho de 2012

cristãos arrogantes


aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los 
Tiago 1:21

Para ser um cristão bíblico puro, deve-se seguir uma única Verdade. Isso pode soar muito arrogante e exclusivista e, de fato, crentes são constantemente acusados de se comportar dessa maneira. Porém, o desejo de um cristão evangélico verdadeiro não é se afirmar dessa maneira para manter a identidade de um grupo e separar todas as outras pessoas. Ao contrário, o desejo sincero de um cristão verdadeiro deve ser duvidar de sua própria verdade e sempre se mostrar pronto para mudar, modificar ou até mesmo abandonar qualquer uma de suas crenças, caso seja mostrado que elas não são bíblicas.

Se afirmar como um cristão verdadeiro, então, não é se levantar diante das pessoas para julgá-las, é reconhecer o poder de julgamento e autoridade apenas da Palavra de Deus.

Não é difícil vermos cristãos tão orgulhosos em suas crenças, majestosos em sua própria sabedoria. E isso é triste, devemos sempre nos lembrar que sem a obra de santificação feita pelo Espírito Santo, nos conformando com a imagem de Jesus Cristo, seríamos tão ruins ou piores que qualquer assassino, imoral ou mentiroso que já conhecemos ou ouvimos falar.

Seja grato pelo que você sabe, mas aceite que você não sabe tudo, examine-se, aprenda a ouvir mais a Deus e aos irmãos, não discuta com Jesus. 

Quando te chamarem de conservador, lembre-se que isso é bom e anime-se em conservar a verdade da Palavra de Deus. "Guarde o que lhe foi confiado", como foi dito à Timóteo. 

Não se endureça, tenha o coração disposto a ouvir e seja um vaso de barro mole nas mãos do Criador.

encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado 
Hebreus 3:13

terça-feira, 3 de julho de 2012

minha vida acabou

"Pai, eu não aguento mais tanta dor, sofrimento, cansaço... minha vida acabou."

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." 
Mateus 11:28-30

Coloque toda sua esperança no Senhor, e Ele te dará paz, descanso, vai te aquecer e fará o plano perfeito dEle em sua vida. No momento em que sua vida parecer ter acabado, a vida perfeita que Ele planejou pra você começa.

Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. 
Salmos 40:1-2

sexta-feira, 29 de junho de 2012

bom dia!


Sister sun you bring out the day
You're shining the light of God on your face today
Maker of it all
You provide it all
In you we live
In you we move
In you we have our being

--

Irmã sol você nos traz o dia
Você está reluzindo a luz de Deus em seu rosto hoje
Criador de tudo
Você dispõe de tudo
Em Você nós vivemos
Em Você nos movemos
Em você nós temos nosso ser

terça-feira, 26 de junho de 2012

tselem

Fomos feitos à imagem e semelhança do nosso Criador. Deus é espírito, portanto existe sem um corpo, mas nossa mente racional e livre para fazer escolhas é um reflexo do intelecto de Deus.

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 
Gênesis 1:27


Nossa criatividade...
...é imitação das grandes criações do nosso Criador. Pense em tantas coisas belas, criativas e excepcionais que você já viu - pinturas, fotografias, filmes, músicas, livros, arquiteturas, engenharias, esportes, brincadeiras, culinárias, etc. Eu consigo lembrar de uma quantidade incrível de pessoas, lugares e coisas! A maior delas que pudermos lembrar ainda é um reflexo pequeno e decaído da capacidade de Deus. E é impressionante como todos, crentes ou não, através da Graça comum, são detentores de tanto talentos bonitos, que alegram nosso coração.

Moralmente...
...toda vez que alguém louva o bom comportamento, escolhe o caminho da justiça e deixa de lado o caminho do mal, confirma que somos um reflexo de Sua imagem. Nossa consciência é um vestígio do estado original do homem, que vivia em justiça e perfeita inocência.

Socialmente...
...refletimos a natureza triúna de Deus. O primeiro relacionamento do homem foi com Deus e a mulher foi criada por Deus porque "não é bom que o homem esteja só" - Gênesis 2:18. Cada vez que beijamos, abraçamos, amamos, fazemos amigos, correspondemos e ajudamos o próximos estamos demostrando que somos imagem do Criador.


O homem, através de Adão, manchou a imagem do seu Criador. Embora ainda hoje sejamos semelhantes à Deus, trazemos as cicatrizes do pecado. Os efeitos podem ser observados mentalmente, moralmente, socialmente e fisicamente. 

Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; 
Romanos 5:12

A boa notícia é que Deus, através de Jesus Cristo, nos redime e começa uma obra de restauração da imagem original do homem. Ao seguir Jesus e sua Palavra, aos poucos somos renovados, ensinados e podemos refletir um pouco da beleza da Sua santidade.

visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas
e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. 
Colossenses 3:9-10

quarta-feira, 20 de junho de 2012

quarta-feira, 13 de junho de 2012

o que realmente significa levar a cruz?


Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me."
Lucas 9:23

Afinal, o que Jesus estava querendo dizer com "tomar diariamente a cruz"? Muita gente pensa que isso significa que ter que sofrer, carregar um peso constantemente, para poder segui-Lo. E, assim, relaciona a vida com Jesus com dor, tristeza e sofrimento.

Eu tenho uma pergunta pra quem pensa assim: Na época, o que significava carregar a sua cruz?

(...)

Significava ser publicamente condenado por algum crime, significava ser bandido. Então, tomar diariamente a sua cruz nesse versículo significa reconhecer diariamente que somos pecadores. Mas não vivemos tristes por isso, presos debaixo do peso dessa cruz, porque sabemos que Jesus já pagou o preço de morrer na cruz por nós. Através do sangue de Cristo já não vivemos condenados, em pecado, mas justificados e livres. Nossos sofrimentos são apenas fardos leves e momentâneos. A morte na cruz já está paga!

terça-feira, 5 de junho de 2012

limites




Até onde você testa os limites? Até onde é certo ou errado? Até onde você consegue ir sem cometer pecado?

Não teste os limites de Deus! Nosso objetivo não é saber até onde podemos ir, nosso objetivo é andar no CENTRO da vontade de dEle! De Deus não se zomba.


Não procure provocar suas tentações. Uma cerca não é eficaz ao tentar parar um carro em alta velocidade.

sábado, 26 de maio de 2012

demostração de Amor

Olá!

Talvez você não me conheça, ou não queira notar minha presença, mas Eu sei quem é você, Eu te conheço melhor do que ninguém! Sei quando você está sentado e quando fica de pé e, mesmo de longe, Eu sei no que você está pensando. Sei dos seus momentos de trabalho e de descanso. Eu sei de todos os lugares que você vai. 

Isso pode te assustar ou te espantar: até os seus fios de cabelo eu já contei! Ainda assim, Eu não machucaria um pardal sem saber o que estou fazendo. E você... ah, você vale muito mais do que um pardal, então não precisa ter medo de mim! 

Muitos podem pensar que Eu sou apenas um fruto da imaginação, de fato muitos afirmam isso, mas não, Eu existo e Eu sou seu antecessor, você é semelhante à mim e comigo você vive, se move e existe. 

Antes mesmo de você nascer eu já te conhecia e tinha te escolhido. Fiz planos pra você e sua vida! Escolhi até onde você iria nascer e morar. Eu me preocupei com os seus sentimentos quando ainda estava no ventre da sua mãe. Tudo isso Eu fiz de modo especial e admirável. E, no dia do seu nascimento, eu também estava lá. Desde aquele dia eu cuido de você.

Eu tenho sido mal interpretado por quem não me conhece. Mas quem busca se aproximar de mim, descobre que Eu estou mais perto do que se imagina. E permanecerei assim, com todo o Amor. Eu quero te amar como um filho meu; tenho muito mais pra te oferecer do que seu pai biológico. Dizem que não existe um pai perfeito, mas Eu sou; Eu não mudo nunca, e ofereço tudo o que é bom. Não precisa se preocupar com o que vai comer ou com suas roupas, porque Eu te darei tudo isso. 

Meus planos para o seu futuro estão cheio de coisas boas, tenha esperança em mim! Porque Eu te amo pra sempre. Você me deslumbra de alegria! E Eu estou sempre renovando meu Amor. Prometo que jamais deixarei de fazer o bem pra você. Se me obedecer, você será o meu tesouro e Eu, de todo coração, terei alegria em te sustentar.

Quero te mostrar um monte de coisas grandiosas que você ainda não conhece. Me procure de todo o coração e vai ver que maravilhoso será!

Se agrade comigo, que Eu vou realizar todos os seus desejos com boa vontade. Posso fazer muito mais do que você me pedir e conseguir imaginar.

Pra sempre eu te animarei e te fortalecerei pra fazer o bem, porque eu te amo e te consolarei eternamente. Te darei conforto todas as vezes que estiver aflito e angustiado. Você estará tão tranquilo que conseguirá consolar os outros! Quando seu coração estiver sem forças, ficarei bem pertinho. Te ajuntarei nos meus braços com o maior cuidado, igual um pastor faz com suas pequenas ovelhas. Um dia vou enxugar todas as suas lágrimas, tirar todas suas tristezas e dores, de uma vez por todas!

Eu te amo como amei meu primeiro Filho. Eu mostrei meu Amor por ti através dele, lembra disso? Pois Ele é a representação exata do que Eu sou. Eu estou contigo, do seu lado! Não precisa tentar me comprar, porque tudo isso que estou te oferecendo é de graça. Todos os seus erros, eu já atribuí ao meu Filho. Ele teve que morrer por causa de você... e é por isso que nós podemos ter um relacionamento próximo. Ah, Eu te amei tanto! Mas se você não reconhece o meu Filho... não vai poder me reconhecer. 

Por causa do meu Filho, não existe nada que vai poder nos separar; nem a morte, nem a vida, nem o presente, nem o futuro, nem a maior altura, nem a maior profundidade... nem qualquer outra coisa! 

Aceite a nossa reconciliação e Eu farei a maior festa! Independente do que você tenha feito. Não é uma questão de você ser digno ou não; mesmo que tenha errado feio comigo. Eu estou te esperando, do jeito que você é, pra termos uma vida inteira juntos. 

Com todo o Amor, Seu Pai.



Primeiro Parágrafo: Salmo 139:1-3
Segundo Parágrafo: Mateus 10:29-31
Terceiro Parágrafo: Atos 17:28-29; Gênesis 1:27
Quarto Parágrafo: Jeremias 1:5; Efésios 1:11-12; Salmo 139:13-16; Atos 17:26; Salmo 71:6
Quinto Parágrafo: João 8:42-59; 1 João 4:6; 1 João 3:1; Mateus 7:11; Mateus 5:48; Tiago 1:17; Mateus 6:31-33
Sexto Parágrafo: Jeremias 29:11; Jeremias 31:3; Sofonias 3:17; Jeremias 32:40-41; Êxodo 19:5 
Sétimo Parágrafo: Jeremias 33:3; Deuteronômio 4:29
Oitavo Parágrafo: Salmo 37:4; Filipenses 2:13; Efésios 3:20
Nono Parágrafo: 2 Tessalonicenses 2:16-17; Salmo 34:18; Isaías 40:11; Apocalipse 21:4
Décimo Parágrafo: João 17:23; João 17:26; Hebreus 1:3; Romanos 8:31-32; 2 Coríntios 5:18-19; 1 João 4:101 João 2:23
Décimo Primeiro Parágrafo: Romanos 8:38-39
Décimo Segundo Parágrafo: Lucas 15:7; Lucas 15:11-32