quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

como glorificar a Deus na igreja

Na igreja. De mãos levantadas. Cantando. Louvando. Olhos fechados. Coração emocionado. Essa cena muitas vezes pode emocionar e sensibilizar muitos crentes. É vista como um belo retrato de adoração e glorificação a Deus.

Glorificar a Deus. É o que queremos fazer como crentes sinceros, certo?

"Deus seja louvado", "Glória a Deus!", "Louvado seja o Senhor". São frases que ouvimos com frequência.

A gratidão às bençãos recebidas, além do louvor, é sempre lembrada como uma das formas de glorificar a Deus.

"Obrigado por esse dia, Deus", "Obrigado, Senhor!", "Pai, eu não tenho como retribuir tanta graça".

Uma forma pouco lembrada de dar glórias a Deus - talvez, por ser difícil para corações egoístas - é amando a igreja.

O que é a igreja? 

São as pessoas que creem em Cristo Jesus e seguem aos seus passos.

O que é o amor?

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. -1 Coríntios 13:4

Você é paciente com seus pais? Você é bondoso com seus irmãos? Você sente inveja do carro do irmão da igreja? Você se vangloria das suas roupas? Você se orgulha por ser o único cristão, "ungido do Senhor", no seu trabalho?

Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. -1 Coríntios 13:5

Você já tira proveito daquele menos inteligente da turma? Você manipula as pessoas para conseguir o que quer? Você se enche de raiva quando alguém lhe tira a zona de conforto? Você guarda mágoas de algum líder da igreja que te ofendeu?

O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. -1 Coríntios 13:6

Você fica feliz quando te dão o troco a mais?

Esse é o amor. Difícil? Sim.

Mas é buscando ter esse amor com as pessoas que conseguiremos cumprir o que Paulo nos ensinou em Romanos 15:7: aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.

Está bem claro no versículo: Para glorificar a Deus, devemos aceitar as pessoas como Cristo nos aceitou. Como Cristo te aceitou? Quais eram as suas qualidades para ele te amar? Eu respondo: fraco, pecador e inimigo de Deus. (Romanos 5:6-10)

Devemos aceitar todos nossos irmãos, porque Deus aceitou cada um deles através de Cristo.

Aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos. -Romanos 14:1

Você sabe quais são os assuntos controvertidos em sua igreja local. Você sabe quem são os fracos na fé. Você sabe de quem você discorda em algum assunto não essencial do seu grupo de jovens.

E o que você deve fazer? Aceitá-lo como Cristo te aceitou. Não por virtudes, não por interesse próprio, não por ter os mesmos gostos e interesses. Aceite por amor.

Por que? Porque como crentes sinceros, nós queremos glorificar a Deus. Como igreja, queremos ser um, apesar de todas as diferenças.

Por que? Porque Deus quer isso. Jesus é o Cordeiro que comprou, com seu sangue, toda tribo, língua, povo e nação. (Apocalipse 5:9)

Eu, sinceramente, quero um dia poder cantar "digno é o Cordeiro" nos céus, rodeado de amigos, família e muitos irmãos. Irmãos muito diferentes de mim. Alguns mais fracos do que eu, é verdade. Irmãos que eu não escolhi, mas que Deus escolheu. E que comprou, através do sangue de Jesus.

A próxima vez que você se encontrar com a igreja (na sua igreja local, em um acampamento, pela internet), vá com o coração disposto a glorificar a Deus: deseje um 'bom dia' às pessoas da mesma forma que Jesus te deseja um bom dia, todos os dias.

E se a gente não mudar? Se a gente não mudar, tudo vai ser igual.

Um comentário:

  1. Ouvi (mp3) este estudo na EBD de minha igreja. Foi muito proveitoso e todos fomos edificados. Obrigado por publicar.

    ResponderExcluir