Qual é o seu objetivo de vida? O que você quer conquistar, fazer, experimentar?
Como jovens, talvez seja bem difícil responder isso de uma maneira muito específica. Talvez você tenha alguns sonhos e desejos bastante específicos, mas, em geral, a nossa geração tem vários sonhos e desejos, que estão em constante mudança. Por isso, ao responder as perguntas acima, não pensamos que deva existir apenas uma resposta.
“O que você quer ser quando crescer?” já não faz tanto sentido quanto “o que você quer ter quando crescer?”. O trabalho é um meio para satisfazer as vontades de aquisições pessoais, pensando que isso trará uma realização pessoal.
Levar uma vida assim, atrás de posses e de conquistas variadas (materiais ou não), é o que quase todas as pessoas, inclusive os cristãos, fazem. Mas essa é uma vida medíocre, morna.
Medíocre: Que está entre o grande e o pequeno, o bom e o mau. Falta de criatividade ou originalidade, característica do que é comum, mediano.
É tentando se sobressair que acabamos na mesmice. Vivendo em um mundo que promete muito, mas não cumpre de acordo com as altas expectativas que ele propõe.
Conquistar muito dinheiro, experimentar muito sexo, obter muito conhecimento, fazer grandes aventuras, etc. Nada disso é errado em si mesmo, porém a busca desenfreada por ter tudo isso é inútil.
A grande dificuldade das pessoas que vivem assim em reconhecer Deus é que elas não conseguem suportar viver sem ter o comando da própria vida. Ter que viver através das regras de um Criador é um grande sofrimento, pois requer humildade para reconhecer a própria incapacidade e renunciar os próprios desejos em favor de um sonho maior.
Mas os sonhos de Deus são maiores do que os nossos próprios sonhos! “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. (Isaías 55:9)
E Deus não está preocupado com o que você tem, mas com o que você é. Para viver acima da mediocridade, precisamos buscar o que queremos ser, acima do que queremos ter. Vivendo dentro da realidade, com as regras estabelecidas pelo Criador, que nos completa e nos satisfaz em simplesmente ser.
Quando olhamos para a vida de Jesus, temos uma direção de qual deve ser a nossa ambição em ser. Ser o melhor irmão, o melhor amigo, o melhor pai, o melhor filho e a melhor pessoa que conseguirmos. E aí nossas metas serão conquistar muitas almas, experimentar muito amor, ajudar muitos amigos, expressar grande genorisidade, entre outras, sempre pensando no que podemos contribuir para o mundo e não no que podemos obter do mundo. Deixamos o egoísmo de lado, e o nosso objetivo de vida passa a ser o que Deus quer que eu seja, e cumprir a Sua vontade.
E eu só vou conseguir experienciar viver dessa forma deixando de lado o controle sobre a minha própria vida e buscando a cada dia conformar os meus desejos aos desejos maiores e melhores de Deus.
“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário